O programa de tratamento é composto por 4 fases, que totalizam um período mínimo de 180 dias, que varia de acordo com a necessidade e /ou desenvolvimento de cada paciente.
Primeira fase: Desintoxicação
Esta fase tem como objetivo a reabilitação física, o tratamento da síndrome de abstinência e a avaliação de eventuais doenças psiquiátricas associadas à síndrome de dependência química, como:
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
Transtorno Afetivo Bipolar;
Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC);
Transtorno Borderline;
Transtorno de Personalidade;
Depressão Maior;
Esquizofrenia;
Segunda fase: Reabilitação Psico Emocional
Nesta fase o foco principal é o desenvolvimento e amadurecimento psicológico e emocional que geralmente são obstruídos ou prejudicados pela evolução da dependência.
Terceira fase: Reabilitação de Valores
Com a progressão da dependência, muitos valores pessoais, éticos e morais são desprezados ou reprimidos.o com a família.
Esta fase visa à reestruturação e reafirmação destes valores, fundamentais para uma vida saudável particular, em família e na sociedade.
Quarta fase: Reinserção Social e Manutenção
Esta fase é bastante sensível, pois o paciente está saindo de um ambiente protegido e retornado á família e á sociedade, portanto será desenvolvido um plano de ressocialização e manutenção de acordo com a necessidade de cada paciente e família.